29/08/2010

2º ECOFIS DISCUTE NOVAS POLITICAS DE ATUAÇÃO

O 2º Encontro de Coordenadores de Fiscalização do Sistema Cofen/

O 2º Encontro de Coordenadores de Fiscalização do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais, foi realizado em Teresina (PI), de 24 a 27/08 e contou com palestras e oficinas de capacitação em Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE).

Disposta na Resolução Cofen 358/2009, a SAE é uma das principais garantias da qualidade do exercício profissional. Daí a necessidade de discutir sobre seus diversos aspectos em um encontro onde a fiscalização é o foco.

O coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen (CTFIS), Dr. Antonio Marcos Freire, destacou que é objetivo do Encontro discutir a organização e a estruturação da Fiscalização do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais. “Diferente do Senafis (Seminário Nacional de Fiscalização), onde abordamos as práticas cotidianas dos fiscais, no Ecofis tratamos das posturas fiscalizatórias que devem ser adotadas dentro do Sistema, numa abordagem mais voltada para a gestão desta atividade”, pontua.

Para discutir sobre o assunto de maneira ainda mais detalhada, os participantes do evento desenvolveram trabalhos em grupo onde foram levantadas possíveis estratégias de como a Fiscalização pode atuar na garantia de que a Sistematização da Assistência de Enfermagem seja uma realidade nas unidades de saúde pública e privada no Brasil.

O presidente do COREN-CE, Dr. Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, fez questão de participar das discussões, juntamente com o coordenador da Fiscalização no Ceará, Dr. Adaílson Vieira e a vice-coordenadora, Dra. Mitz Germano Feitosa. O Regional tem desenvolvido ações de sucesso, observando as práticas estabelecidas e acompanhado as demandas da Câmara Técnica de Fiscalização, que na semana anterior ao evento se fez representar em Fortaleza pelo Dr. Antônio Marcos Freire Gomes e a Dra. Ana Célia Marinho (Coordenador e membro da CTFis, respectivamente).  

O 2º Ecofis contou com a realização de mesas redondas, palestras e discussões sobre a atividade fim dos conselhos profissionais, abordando temas como “Papel e Responsabilidade do Coordenador de Fiscalização”; “Papel do Sistema Cofen/Conselhos Regionais na fiscalização de escolas de formação”;  “Regimento, manuais, normas e rotinas do ato de fiscalização” .

 

 

 

 

 

 

 




  • https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_UTZBDglkMU4H7r0jErSSWo6o3YSZ4O4AT_5RHD5Xa1vTdw/viewform?vc=0&c=0&w=1
  • banner-edimensionamento-207x117