25/10/2013

3º Encontro dos RTs: Responsabilidade civil dos Enfermeiros e Dimensionamento são temas

25.10.2013 Auditório lotado durante a abertura do 3º Encontro dos

25.10.2013


Auditório lotado durante a abertura do 3º Encontro dos RTs, na sede do Coren-CE, em Fortaleza

Auditório lotado para a abertura e o primeiro momento do 3º Encontro dos Responsáveis Técnicos do Ceará. Assim ficou o espaço destinado ao encontro dos RTs das unidades de saúde, ocorrido na manhã desta sexta-feira (25), no auditório da Sede do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, em Fortaleza.

A abertura foi feita pela presidente do Coren-CE, Dra. Celiane Maria Lopes Muniz, que apresentou o Conselho para os presentes, reforçando as atribuições da autarquia e as situações em que o órgão pode auxiliar e apoiar os profissionais. Além disso, Dra Celiane apresentou um balanço das ações do Conselho nos dois últimos anos, como a participação do Conselho nas lutas pelas 30 horas e pelo veto do Ato Médico (ocorrido este ano) tanto Fortaleza como em Brasília.

Dra. Celiane atentou também para a participação dos profissionais para as lutas da categoria como a criação do piso salarial e a campanha para a fixação da carga horária do Enfermeiro em 30 horas semanais. Também foram apresentados aos profissionais os integrantes do Conselho.

Coordenando a primeira mesa do Encontro, Dra Celiane convidou o Presidente Interino do Conselho Federal de Enfermagem, Dr. Osvaldo Albuquerque, que atendendo a um convite do Coren-CE, veio até Fortaleza palestrar sobre a Responsabilidade Civil do Enfermeiro Responsável Técnico. Durante sua apresentação, além de reforçar a legislação da profissão, apresentou casos que culminaram na cassação de Enfermeiros por descumprimento da legislação.

No segundo momento da manhã, a programação do 3º Encontro dos Responsáveis Técnicos contemplou uma área mais prática, que é o uso do programa desenvolvido pelo Conselho Federal de Enfermagem, que ajuda no cálculo de Dimensionamento de pessoal na Enfermagem. A palestra, coordenada pelo gerente do Departamento de Fiscalização do Coren-CE, Dr. Adailson Vieira, contou com a apresentação das fiscais do Conselho, Dra Sandra Valesca, Dra Cleyre Cidrack, Dra Juliana Gurgel e Dra Andreia Regia.

Ainda à tarde, o 3º Encontro dos Responsáveis Técnicos vai contemplar temas como “Não Conformidade e Implicações Éticas e Legais em Instituições de Saúde” e “Assédio Moral, uma questão de conhecimento. O que caracteriza esta prática?”




  • https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_UTZBDglkMU4H7r0jErSSWo6o3YSZ4O4AT_5RHD5Xa1vTdw/viewform?vc=0&c=0&w=1
  • banner-edimensionamento-207x117