16/04/2018

Força tarefa intensifica fiscalização nas clínicas do Centro de Fortaleza

Fiscais e conselheiros cobram a presença da equipe de enfermagem nos estabelecimentos que ofereçam serviços como exames de eletrocardiograma ...

Em parceria com o Ministério Público Estadual o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) realizou hoje (16/04) uma força tarefa para fiscalizar as clínicas populares do Centro de Fortaleza. O objetivo é combater o exercício ilegal da profissão nestes estabelecimentos que, em muitos casos, possuem técnicos de enfermagem trabalhando sem a supervisão do profissional de nível superior.

Diretores, fiscais e representantes do Núcleo Jurídico do Coren-CE acompanharam a presidente Ana Paula Brandão na atividade que percorreu 11 clínicas localizadas nos arredores da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Dos locais fiscalizados apenas 03 apresentaram quitação com as exigências contidas na Lei que regulamenta o exercício da profissão. “Muitos estabelecimentos funcionam sem a Certidão de Responsabilidade Técnica e sem a presença da equipe de enfermagem, o que caracteriza a irregularidade cabível de sanções, como a interdição do Serviço de Enfermagem do local”, esclarece a presidente do Coren cearense.

A força tarefa do Coren-CE também possui caráter educativo e deve prosseguir até que todas as clínicas recebam a inspeção do Conselho. “Aproveitamos o momento da visita para conversar com os profissionais e sensibilizá-los para os riscos do desrespeito à Lei que regulamenta a nossa profissão. Enfermagem é técnica, mas também é ética” alerta a secretária Geral do órgão Ana Paula Lemos afirmando que a força tarefa do Coren-CE, em breve, chegará a todas as clínicas que ofereçam serviços de enfermagem no Estado.

Você também pode denunciar as práticas ilegais da enfermagem. Acione a Ouvidoria do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará através do site www.coren-ce.org.br.