29/05/2018

Coren-CE emite decisão sobre o papel dos gerentes de enfermagem na Atenção Básica

O documento esclarece as diferenças entre o profissional Responsável Técnico e o enfermeiro nomeado para a função de gerência

Após discussão em plenário o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) aprovou e publicou a Decisão 026/2018, que “dispõe a cerca das competências dos profissionais de enfermagem ocupantes do cargo de gerente de Atenção Básica”.

O documento surgiu a partir da necessidade de esclarecimento sobre as duas funções que são distintas e possuem prerrogativas diferentes, conforme alerta a presidente do Coren-CE Ana Paula Brandão. “Nestes primeiros meses de gestão percorremos diversos municípios e observamos que ainda há, sobretudo por parte das gestões, uma dificuldade em compreender o papel de cada um dos profissionais”.

Segundo o documento Enfermeiro Responsável Técnico é o profissional de nível superior que tem sob sua responsabilidade o planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem. Já o enfermeiro gerente da Unidade de Atenção Primária de Saúde é aquele que, após nomeado pelo ente empregador, torna-se responsável pelo trabalho de toda a unidade para além da equipe de enfermagem,  tendo o papel, inclusive, de organizar a equipe multiprofissional e delegar funções.

Conheça a íntegra da Decisão aqui




  • banner-edimensionamento-207x117
  • http://www.anjosdaenfermagem.org.br/