22/06/2018

Força tarefa intensifica fiscalização em hospitais de Fortaleza e Região Metropolitana

O descumprimento em relação ao dimensionamento de profissionais está entre as principais infrações cometidas

Conselheiros e fiscais do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) realizam durante todo esse mês de junho uma força tarefa para as fiscalizar as condições da enfermagem nos maiores hospitais de Fortaleza e da Região Metropolitana.

Segundo a presidente interina do órgão Ana Paula Lemos a ação foi motivada pelo crescente número e denúncias na Ouvidoria do Coren-CE.  “O Departamento de Fiscalização do Coren atua durante todo o ano seguindo um planejamento estratégico operacional, porém, não nos esquivamos de elencar prioridades apontadas pelas denúncias encaminhadas à nossa Ouvidoria”, explica Ana Paula Lemos ao justificar a iniciativa do Conselho.

Além do exercício ilegal da profissão a comitiva fiscalizadora investiga também as condições impostas pela unidade para o desempenho da enfermagem. O descumprimento às normas do dimensionamento estão entre as principais ocorrências encontradas. “Infelizmente as unidades ainda não cumprem os critérios do dimensionamento. É grande o número de equipes que funcionam sem a quantidade de profissionais necessários à plena cobertura dos serviços”, lamentou a presidente do Conselho ao defender o trabalho desempenhado pelas equipes de enfermagem.

A força tarefa do Coren-CE já produziu diversas notificações solicitando dos hospitais fiscalizados ajustes imediatos, conforme o prazo legal estipulado em cada uma das infrações cometidas. Finalizado o prazo a equipe do Coren-CE retorna para uma nova fiscalização.

Os hospitais de grande porte da Região Metropolitana da capital cearense já foram visitados. As fiscalizações, porém, seguem para as demais unidades de saúde nos próximos dias.