09/08/2018

Coren-CE intensifica fiscalização nos cursos de Enfermagem em todo o Estado

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o órgão da enfermagem e o Conselho Estadual de Educação

Responsável pela fiscalização quanto a legalidade do exercício profissional da enfermagem há tempos o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) vêm se preocupando com uma outra questão fundamental para o bom desempenho da profissão: a formação. “Nós sabemos que a qualidade do ensino é primordial para que, mais na frente, o profissional possa prestar uma atenção de excelência. Porém, era extremamente desafiador para nós cobrarmos a qualidade do ensino sem termos a garantia constitucional de fiscalizar a educação”, explicou a presidente interina do Coren-CE, Ana Paula Lemos, ao justificar a iniciativa de firmar, junto ao Conselho de Educação do Ceará, um Acordo de Cooperação Mútua.

O documento firma a parceria entre os dois Conselhos para a fiscalização conjunta da permissão de funcionamento ou renovação da permissão de cursos Técnicos de Enfermagem em todo o Estado. “A competência do Conselho Estadual de Educação só alcança cursos Técnicos. O ideal é que nós também possamos fazer isso com as instituições de nível superior”, explicou Lemos.

Nesta semana a chefe do Departamento de Fiscalização (DeFis) do Coren-CE, Marylin Rabelo, acompanhou equipe do Conselho Estadual de Educação em sindicância a cursos no município de Mombaça.

A atividade deve seguir acompanhando os cursos em funcionamento em outros Municípios. “Nós ficamos extremamente felizes com o acordo. Acreditamos que ele é benéfico para todos: para a escola, que terá a garantia de que oferta um ensino de qualidade; para os estudantes, que sonham em ser bons profissionais; e, sobretudo, para a população, que terá uma assistência de saúde qualificada”, finaliza a presidente.