12/05/2016

Abertura da Semana da Enfermagem na Assembléia Legislativa

Deputada Augusta Brito e presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque abrem Semana da Enfermagem 2016
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem foram homenageados na Assembleia Legislativa durante a sessão solene em homenagem aos profissionais de Enfermagem. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio, na noite desta quarta-feira (11/05).  Atendendo ao pedido do presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque, a enfermeira e deputada Augusta Brito (PCdoB) solicitou a homenagem, que foi subscrita pelo deputado Carlos Felipe(PCdoB).

Excepcionalmente, de 11 a 23 de maio de 2016 a data é  celebrada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, com ações que marcam esse ano a luta pela valorização da categoria. Solenidades, audiência pública, mostras culturais e até uma marcha pela Enfermagem, marcada para a manhã deste sábado (14), na Av. Beira Mar, fazem parte da programação da Semana da Enfermagem 2016.

O presidente do Coren-CE enalteceu as homenageadas e aproveitou para cobrar das autoridades o reconhecimento e a valorização que a categoria merece. Lembrou da morosidade e do descaso dados aos Projetos de Lei que “dormitam” na câmara federal e que tratam da aprovação do piso salarial e das 30 Horas para a Enfermagem. E ressaltou: “Nos descobrimos quase órfãos em direitos, apesar de cumprir e muito bem nossos deveres! Não se faz saúde, sem a enfermagem. Aliás nem o SUS, que tanto defendemos, não  existiria sem a enfermagem”.

Augusta Brito, fez questão de destacar o reconhecimento desses profissionais que são um dos principais protagonistas do sistema de saúde do Estado. “Conheço de perto o trabalho de um enfermeiro, sei das dificuldades, mas sei também do amor que sentimos pelos nossos pacientes e pela nossa profissão”, destacou.

A parlamentar disse ainda que pensando nesse reconhecimento, apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de indicação que regulamenta a carga horária dos profissionais de enfermagem, reduzindo para 30 horas. “Uma luta antiga e que agora, como deputada, posso reforçar junto ao Poder Executivo”, afirmou.

Telma Cordeiro, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará disse que essa homenagem serve para alavancar o estímulo desses trabalhadores, que possuem 24 horas de vigília no cuidar das pessoas, mesmo enfrentando condições precárias, com carga excessiva de trabalho e baixos salários. “Saúde não é feita só por médicos, mas por enfermeiros e demais profissionais da enfermagem”, lembrou.

Também participaram da solenidade, os deputado Sérgio Aguiar (PDT) e George Valentim (PCdoB), o vereador de Fortaleza, Plácido Filho; Maria Luciene Moreira Rolim Bezerra, esposa do deputado Carlos Felipe (PCdoB); Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren); a professora Mirna Frota, da Universidade de Fortaleza (Unifor) que é conselheira federal e representou o Cofen; Saul Lima Maciel, vice-prefeito de São Benedito; Maria Odete Marçal Sampaio, chefe do serviço médico de enfermagem do Departamento de Saúde da Assembleia Legislativa; representantes do Sindicato dos Enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem de vários municípios do Estado.

Na solenidade, cinco profissionais de Enfermagem indicados pela Diretoria do Conselho de Enfermagem, foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados a categoria.  São elas:

Espirito Santo Telma Cordeiro

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Servidora na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, lotada no Hospital São José e no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Em 1993 foi designada para atuar na fronteira do estado do Amazonas, onde trabalhou com cólera, treinando e coordenando os agentes de saúde do município de Benjamin Constant, fronteira com o Perú e Colombia. É presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará.

Neiva Francenely Cunha Vieira

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, mestra em Educação também pela UFC e doutora em Educação e Saúde pela Universidade de Bristol (Reino Unido). Foi duas vezes diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará. Possui destacada atuação na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Saúde. Sua produção acadêmica engloba três livros publicados.

Ângela Maria Uchôa Rodrigues

Possui graduação com Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará.  Atualmente é enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, instrutora de treinamento da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e professora horista da Universidade de Fortaleza. Mestre em Saúde Coletiva da UNIFOR. Experiência em Assistência ao paciente em estado grave, atuando principalmente na humanização do parto, enfermagem obstétrica, enfermagem clínica, enfermagem nas emergências do trauma e acidentes e violências.

Técnica de Enfermagem, Vera Lúcia Torres dos Santos

Admitida no Hospital Geral de Fortaleza em 1991, lotada no 1º andar da Emergência, desenvolvendo suas atividades com pacientes clínicos e cirúrgicos, desde então e até os dias atuais, agora lotada no SPA Emergência, manteve um perfil profissional linear, alicerçado no respeito no compromisso ético e seus preceitos legais.

Auxiliar de Enfermagem, Raimunda Lopes da Costa.

Raimunda Lopes da Costa, servidora do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Messejana. Se destaca pela dedicação ao trabalho, levando assistência de maneira exemplar.

Confira as imagens que marcaram a sessão solene em homenagem aos profissionais de Enfermagem na Assembléia Legislativa, com requerimento da Deputada e enfermeira Augusta Brito e iniciativa do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Osvaldo Albuquerque na abertura oficial da Semana da Enfermagem 2016.


Fonte: Ascom Coren-CE com dados da Assembleia



  • banner-edimensionamento-207x117
  • http://www.anjosdaenfermagem.org.br/