21/05/2010

COFEN LANÇA REVISTA EM SALVADOR

A revista Enfermagem em Foco, periódico científico temático do sistema

A revista Enfermagem em Foco, periódico científico temático do sistema COFEN-CORENs, foi lançada oficialmente ontem, em Salvador, durante o Seminário Nacional de História da Enfermagem.

O veículo tem, segundo o editor, Doutor Joel Rolim Mancia, a missão contribuir do fortalecimento da profissão de enfermagem divulgando conhecimentos relativos à finalidade do Conselho de normatizar e fiscalizar o exercício profissional.

Segundo Mancia, a revista se propõe ainda dar visibilidade aos temas ética e bioética em saúde e enfermagem, fundamentos teórico-legais, processo de trabalho em enfermagem, filosofia de enfermagem e políticas públicas em saúde. “O lançamento dessa revista tem um significado histórico, pois está inserido num conjunto de comemorações importantes para a profissão, que estão acontecendo no Brasil e no Mundo”, disse Joel Rolim.

Já o presidente do COFEN, Manoel Carlos Néri da Silva, fez questão de agradecer todo o conselho editorial por abraçar um projeto dessa magnitude e explicou que a revista Enfermagem em Foco não tem o objetivo de concorrer com as demais existentes, pois é um veículo de cunho científico voltado para temas específicos da enfermagem brasileira. “Desde que assumimos a direção do COFEN tínhamos a intenção de lançar um periódico que tratasse das questões da enfermagem. O plenário do conselho abraçou a idéia e aprovou o projeto. Hoje lançamos o nosso primeiro número, que será bimensal e com um conteúdo atinente aos temas definidos pelo conselho editorial”, comemorou Néri.

Mirna Frota (UNIFOR) editora chefe da ReTEP (Revista Tendências da Enfernagem Profissional(COREN/CE) também compõe o núcleo de editores da revista Enfermagem em Foco. “O conhecimento precisa ser partilhado para ser legitimado e a enfermagem está caminhando cada vez mais para o aperfeiçoamento profissional e o conhecimento científico colocado em suas práticas de saúde é a chave pra tudo isso”, afirmou a professora Mirna.