29/11/2022

Coren-CE inicia campanha de conscientização sobre a validade das CIP´s

O objetivo é conscientizar os inscritos para a necessidade de manter o documento válido e atualizado

 

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) iniciou em suas redes sociais a campanha “CIP em dia” que tem como principal objetivo sensibilizar os inscritos do órgão sobre a importância de manter a Carteira de Identificação Profissional (CIP) válida e atualizada.

A presidente do Regional, Ana Paula Brandão, afirma que renovar o documento dentro do prazo de 5 anos é uma questão legal. “As carteiras mais antigas não vinham com o prazo de validade escrito e isso acaba gerando a sensação de que são permanentes, mas a Resolução Cofen 658/2021 é clara: o documento necessita ser renovado a cada cinco anos. Isso faz parte da nossa habilitação para o exercício profissional da Enfermagem”, esclarece a presidente.

Para facilitar o processo de renovação do documento o Coren-CE vem adotando inciativas que desburocratizam os trâmites e eliminam os custos, como o uso de máquinas que captam a imagem dos solicitantes e a entrega imediata e gratuita do documento para os inscritos que realizam essa renovação na sede do órgão, em Fortaleza. “Para facilitar a rotina dos profissionais do interior nós inauguramos novos escritórios nas macrorregiões do Estado, ampliamos a cobertura do projeto Coren Itinerante e estabelecemos a entrega das carteiras pelos Correios. Hoje, os inscritos do Coren Ceará já recebem seu documento em casa, sem a necessidade de se deslocar novamente até um dos nossos endereços o que, para a classe, representa um grande avanço.”, explicou Ana Paula.

A renovação das CIP´s acontece em até 90 dias antes da data do vencimento, mediante agendamento e deve ser feita pelo próprio inscrito que deverá comparecer ao local solicitado levando a carteira vencida, documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado. As solicitações de renovação feitas nas subseções ou escritórios do órgão necessitam, ainda, de uma foto 3×4 atual, com fundo branco e necessariamente diferente da fotografia que já consta no documento vencido.  Caso o profissional não possua mais o documento anterior é necessário apresentar boletim de ocorrência informando a perda ou roubo da antiga CIP.

O agendamento para a renovação das CIP´s e outros serviços do Coren-CE é rápido e fácil, basta acessar  www.coren-ce.org.br e clicar no banner disponível na parte superior do site.




  • https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_UTZBDglkMU4H7r0jErSSWo6o3YSZ4O4AT_5RHD5Xa1vTdw/viewform?vc=0&c=0&w=1
  • banner-edimensionamento-207x117