O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) iniciou uma campanha de fiscalização específica para os estádios de futebol. O objetivo da ação é assegurar o correto cumprimento do dimensionamento de Enfermagem nos ambulatórios e nas ambulâncias que ficam à disposição do público durante eventos e partidas de futebol.
Para a presidente do Conselho cearense a atividade, mais que um mecanismo de defesa das prerrogativas da profissão, é uma precaução com a vida da população. “Com essa fiscalização queremos garantir ao público que as unidades de saúde presentes nos estádios estão aptas e com aparato de enfermagem suficiente para agir em casos de urgência e emergência”, explicou Ana Paula Brandão.
A ação teve início no Estádio Castelão, na capital cearense, durante a partida do Fortaleza contra o Botafogo da Paraíba, pela Copa Nordeste. O público presente era de, aproximadamente, 40 mil torcedores. Segundo o fiscal do Coren-CE Adailson Vieira, que participou da ação, para este público teriam que haver no estádio, no mínimo, 4 ambulâncias e 8 enfermeiros.
O conselheiro do Coren-CE Silvestre Perícles, que também acompanhou a fiscalização, explica que no momento duas empresas prestavam serviços dentro do Estádio Castelão; e as duas foram autuadas por apresentarem irregularidades. “A primeira empresa apresentava somente 2 enfermeiros. Já na segunda a situação era ainda mais grave: só havia técnicos em Enfermagem na Unidade de Suporte Avançado”, relatou o conselheiro.
O Coren-CE seguirá fiscalizando o suporte ofertado ao público durante os eventos esportivos e festivos garantindo, assim, a segurança dos que necessitarem da assistência de Enfermagem.