12/08/2021

Coren-CE interdita UBS em Fortaleza

Sem condições de funcionamento, a unidade apresentava riscos à saúde de profissionais e pacientes

Na tarde de ontem (11/08) o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) interditou os serviços de Enfermagem ofertados na Unidade Básica de Saúde Manuel Carlos Gouveia, no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza.

Acompanhada da conselheira Natana Pacheco, e da chefe do Departamento de Fiscalização do órgão, Marylin Rabelo, a vice-presidente do Coren-CE, Ana Paula Lemos, esteve no local e constatou a incapacidade da oferta dos serviços executados pela equipe de enfermagem. “O local está insalubre. As instalações da escola onde o posto está funcionando passam por uma reforma que causa poeira e poluição sonora. A sala de vacinas não oferta a segurança que os imunológicos necessitam para a sua aplicação”, resumiu a conselheira afirmando que a UBS possui uma série de outras irregularidades.

A fiscalização à UBS Manoel Carlos Gouveia ocorreu após denúncia encaminhada à Ouvidoria do Coren-CE. Diante da inspeção, os serviços de Enfermagem da Unidade ficarão suspensos até que a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) apresente os ajustes necessários para a oferta de cuidados livres de risco à vida dos pacientes e dos profissionais.

Durante a interdição, a população poderá buscar atendimento de enfermagem em uma outra unidade de saúde mais próxima de sua residência.

O Coren-CE reafirma o seu compromisso com a qualidade da saúde, garantindo a vida dos profissionais da Enfermagem e, sobretudo, da população assistida.




  • https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_UTZBDglkMU4H7r0jErSSWo6o3YSZ4O4AT_5RHD5Xa1vTdw/viewform?vc=0&c=0&w=1
  • banner-edimensionamento-207x117