20/11/2023

Crescimento na Adesão à Profissão: Número de Profissionais de Enfermagem dispara após a pandemia

Dados do Coren-CE revelam o boom de inscrições e renovações de carteiras, refletindo o reconhecimento da importância da enfermagem na Saúd ...

Desde a pandemia de 2020, a população percebeu o serviço notável que os profissionais de enfermagem exercem dentro dos ambientes hospitalares. E cada vez mais pessoas querem exercer esta profissão. De acordo com os dados do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) o número de profissionais inscritos nos últimos três anos, ultrapassa os 25 mil, sendo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. 

 

Coordenadora do Atendimento e Registro e Cadastro Regional, Valdiana Meneses

“Notamos um boom desde a covid na nossa central de atendimento. Muitos profissionais querem realizar uma nova inscrição, mas muitos vieram renovar suas carteiras para estarem aptos ao serviço”, explica a coordenadora do Atendimento e Registro e Cadastro Regional, Valdiana Meneses. Entre 2021 e 2023 foram 19.900 pessoas renovando suas inscrições junto ao Conselho e mais de duas mil fazendo a solicitação de segunda via. 

 

De acordo com a Lei N° 7.498/86, a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício. Para que o profissional possa exercer sua profissão, ele tem o dever de manter sua inscrição atualizada junto ao Conselho. 

 

Natana Pacheco, vice-presidente do Coren-CE

Natana Pacheco, vice-presidente do Coren-CE

“É fundamental destacar a importância da obrigatoriedade do registro para os profissionais de enfermagem. O registro no Conselho Regional de Enfermagem é um passo crucial que assegura a qualidade e a padronização dos serviços prestados por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Nossa missão é zelar pelo exercício da enfermagem por profissionais devidamente registrados, para que possamos garantir uma assistência de qualidade à população”, explica a vice-presidente do Coren-CE, Natana Pacheco. 

 

Ao realizar o registro, os profissionais se comprometem com padrões éticos, atualizações regulares e práticas seguras, contribuindo para a excelência na assistência à saúde. Atualmente, o Coren-CE possui 103.522 inscritos, até novembro de 2023. Diariamente este número aumenta devido aos atendimentos na sede, subseções e escritórios localizados por todo o Estado.

 

Por: ASCOM/COREN-CE