16/05/2010

GRASIELA BARROSO RECEBE COMENDA DO COFEN

A Maior Comenda da Enfermagem Brasileira – MEDALHA DO MÉRITO

A Maior Comenda da Enfermagem Brasileira – MEDALHA DO MÉRITO DA ENFERMAGEM, outorgada pelo Conselho Federal de Enfermagem a Doutora Maria Grasiela Teixeira foi entregue neste sábado (15/05) em Fortaleza numa soleninade marcada pela emoção.

Catedráticos de todas as universidades cearenses prestigiaram a cerimônia que reuniu ainda os filhos da homenageada: Eugênia Viana, Vicente e Rômulo Barroso que representaram a mãe, ausente por questões de saúde, além de familiares e amgos.

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, presidente do COREN-CE, autor da proposta da homenagem junto ao COFEN, destacou os valores incontestes da Professora Grasiela e enalteceu a paixão e o compromisso da mesma com uma enfermagem realizada com ética e humanização.

Raimundinha Magalhães da Silva, representando os colegas de ensino da homenageada lembrou que a dedicação da professora Grasiela continua movendo mestrandos e dutorandos a buscarem o melhor deles próprios.

Mirna Frota, Editora da ReTEP (COREN-CE) e da Revista Enfermagem em Foco (COFEN), em depoimento emocionante, agradeceu a família por compreender e apoiar a Doutora Grasilela em sua incansável caminhada em favor do conhecimento.

Vicente Barroso, discursou em nome de sua mãe e citou honrado, grandes nomes da enfermagem brasileira que tiveram Grasiela Barroso como orientadora em mestrados e doutorados.

Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do COFEN destacou que exemplos como o da professora Grasiela consolidam a enfermagem enquanto ciência e arte vislumbrada em missão. Presentes a cerimônia, Julita Feitosa (Vice-Presidente do COFEN) e o professor Custódio Luis Silva de Almeida Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC, representando o Reitor Jesualdo Farias.

A Medalha do Mérito da Enfermagem, é fabricada em ouro 18, gravada em uma das faces com  lâmpada simbolo da enfermagem e no verso a inscrição “COMENDA DE LOUVOR – COFEN”.

Um dos momentos de maior emoção se deu quando Maria Eugênia, recebeu a medalha, tendo ao fundo a imagem de sua mãe. Naquele momento os 150 seletos convidados aplaudiram de pé por um período inesquecível, aquela que recebe de seus pares o reconhecimento e o agradecimento pelo trabalho e empenho dedicados ã enfermagem.

A Medalha ficará por um período com a homenageada e posteriormente será encaminhada ao Museu Nacional Anna Nery que imortalizará em exposição esse grande ícone da enfermagem brasileira, MARIA GRASIELA TEIXEIRA BARROSO.

A professora foi responsável pela implantação dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundou o PET, vinculado a CAPES e ao MEC, no qual figura como primeira tutora. Colaborou no processo de criação e implantação da Rede de Enfermagem do Nordeste (RENE).