11/08/2010

PARA AQUELES QUE DIZEM NÃO GOSTAR DE POLÍTICA

PARA AQUELES QUE DIZEM NÃO GOSTAR DE POLÍTICA O

PARA AQUELES QUE DIZEM NÃO GOSTAR DE POLÍTICA

O Brasil outra vez vive um clima de mudanças. Enquanto o direito ao voto é visto por alguns como o exercício pleno da democracia, para outros, inicia-se mais uma onda de suplícios, onde pretensões são colocadas como a solução para todos os problemas envolvendo questões como saúde, educação, moradia, emprego, combate à fome e a miséria. Propostas milagrosas erradicarão a exploração sexual, o tráfico de órgãos, os abusos cometidos contra a infância, a juventude e a velhice.

As fadas e os magos apresentam-se emoldurados em propostas que prometem se concretizar com um simples toque digital, nas urnas que espreitam a cidadania no próximo dia 03 de outubro.

Aonde foi parar o sentimento patriótico, que enche de esperanças aqueles que acreditam numa oportunidade preciosa de renovação? Saiba que eles estão cada vez mais presentes e latentes. Com a agilidade e o acesso às informações, permitidas pela tecnologia digital, foram extintos os ilusórios votos de cabresto, movidos a cestas básicas, óculos e próteses dentárias entre outros escambos, que por décadas enfeitaram o folclórico universo eleitoreiro.

Hoje, em qualquer lugar do País é possível se certificar das propostas e principalmente das ações que envolvem os representantes do povo, eleitos pelo voto direto. Basta acessar a internet, para que em segundos, seja possível saber se seu representante lutou pelos interesses da população ou se eximiu de suas responsabilidades.

Uma das grandes conquistas da cidadania é o projeto FICHA LIMPA que resultou na Lei Complementar nº. 135/2010, cuja aprovação é fruto da mobilização e pressão popular e que teve início com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Com as novas demandas e diretrizes políticas, ficou claro que além de um representante de sua cidade e de seu estado, cada categoria necessita ter um representante de sua classe em todas as esferas: municipal, estadual e federal.  Apesar de ser eleito para representar um todo, é natural que o parlamentar eleito, priorize suas atenções para a categoria profissional da qual faz parte, pois conhece melhor, seus valores, suas necessidades e seu poder de atuação. É nesse universo que pontuamos a ENFERMAGEM, uma profissão reconhecida como a mais bela entre todas e que exige de seus profissionais, uma prática intelectual e humanista.

SOMOS RESPONSÁVEIS PELO CUIDAR. Mas há muitos anos, estamos descuidando de nós mesmos, deixando à revelia, os interesses da categoria. E isso implica em danos irreversíveis para cada um de nós, afetando nossas famílias, nossos filhos e por fim, toda a sociedade.

MAS NÃO ESTAMOS CANSADOS DA LUTA. AO CONTRÁRIO, REUNIMOS FORÇAS CADA VEZ MAIS, PARA FAZER O MELHOR. JUNTOS, iniciamos a LUTA PELAS 30 HORAS e pelo PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM com o apoio irrestrito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, ABEns, Sindicatos e entidades representativas.

SOMOS UMA DAS MAIORES PROFISSÕES DO PAÍS, SOMANDO CERCA DE 1 MILHÃO E 300 MIL PROFISSIONAIS NO BRASIL. Apesar da expressiva representatividade, quantos profissionais de Enfermagem ocupam cargos de SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, GOVERNADOR, PREFEITO OU VEREADOR?

Está na hora de mudar esse quadro!

Para aqueles que dizem não gostar de política e também para os que entendem que a política está intrinsecamente ligada a evolução de um País, sugiro que nessas eleições cada um procure conhecer as propostas dos legítimos representantes da nossa categoria. Estando na ponta das decisões, mostraremos a FORÇA de nossa profissão, mas acima de tudo, teremos a oportunidade de promover mudanças que darão condições reais a este País de oferecer políticas públicas de saúde com qualidade, legitimidade e respeito.

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO CEARÁ – RESPEITO PELA ENFERMAGEM

Enfermeiro Osvaldo Albuquerque Sousa Filho