- Conselho Regional de Enfermagem do Ceará - http://www.coren-ce.org.br -

Sessão Solene homenageia agraciados com a comenda “Gente Que Ama A Enfermagem”

[1]

O Dia do Enfermeiro, celebrado ontem (12/05), foi marcado pela abertura oficial dos eventos alusivos à Semana da Enfermagem promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE). Em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o órgão realizou a entrega da comenda “Gente Que Ama a Enfermagem”, honraria anualmente concedida aos profissionais eleitos por indicação pública.

Para a presidente interina do Coren-CE, Ana Paula Lemos, o evento marca os avanços dados rumo à valorização profissional nos últimos dias. “Hoje comemoramos os esforços de uma categoria que está sendo fundamental na vitória diante da pandemia e as conquistas que estamos obtendo em pautas históricas, como o nosso tão sonhado piso salarial”, celebrou Lemos.

O momento foi requerido pela vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), presidente licenciada do Coren-CE. Para ela, a noite de ontem simbolizou um marco na história da profissão em Fortaleza. “Foi a primeira vez que uma enfermeira, eleita democraticamente para representar a sua categoria, conduziu uma solenidade de homenagem aos profissionais de Enfermagem em Fortaleza”, observou Ana Paula Brandão emocionada.

Tornando a noite ainda mais emocionante, Ana Paula Lemos e Ana Paula Brandão entregaram as homenagens aos agraciados de 2022. Foram homenageados a auxiliar de Enfermagem Maria Irismar Caetano, o técnico de Enfermagem falecido na pandemia José Welington da Silva Lima, a enfermeira assistencial Ana Kalini Aquino Beserra, o técnico de enfermagem indígena Fernando José de Moura Neto, a enfermeira e reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Izabelle Mont´Alverne Napoleão Albuquerque, e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde Ceará).

 

:: Conheça os homenageados

Maria Irismar Caetano                

Iniciou na profissão ainda como atendente de Enfermagem. Por mais de trinta anos contribuiu com as boas práticas de Enfermagem no Estado, sendo reconhecida por sua seriedade e competência técnica em cada procedimento realizado. Aposentada por tempo de serviço, atualmente dedica-se às lutas por respeito e pela valorização da Enfermagem. Maria Irismar Caetano recebe a homenagem na categoria “Auxiliar de Enfermagem”.

José Welington da Silva Lima (In memorian)

Com notória passagem pelo segmento de atendimento pré-hospitalar, Welington Lima destacou-se na Enfermagem cearense. Foi conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará por dois mandatos, aliando o ofício com o exercício prático da assistência de Enfermagem, podendo colaborar com o combate à pandemia, onde se infectou e faleceu, em maio de 2021, por complicações decorrentes da Covid-19. José Welington da Silva Lima é homenageado na categoria “Técnico de Enfermagem”.

Ana Kalini Aquino Beserra

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Kalini Beserra possui pós-graduação em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade São Francisco da Paraíba. Atua na estratégia em Saúde da Família do município de Pedra Branca e ganhou notoriedade nacional ao ter divulgado vídeo que mostra o seu esforço em construir caminhos para a passagem de veículos que levavam imunizantes para a zona rural da cidade. Ana Kalini Aquino Beserra é homenageada na categoria “Enfermeiro Assistencial”.

Fernando José de Moura Neto, o Neto Witko Pitaguary  

Técnico em Enfermagem e atual acadêmico de graduação em Enfermagem, Neto Witko Pitaguary, conforme sua nomeação indígena, atua desde 2018 no pólo base de saúde indígena em Maracanaú. É também presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Ceará, exercendo o cargo em seu segundo mandato consecutivo. Neto Pitaguary é homenageado na categoria “Enfermagem Indígena”.

Izabelle Mont`Alverne Napoleão Albuquerque

Graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, possui mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente ocupa o cargo de reitora da UVA, sendo a primeira enfermeira a exercer o cargo na referida Universidade. No âmbito do ensino, atua como docente do mestrado e doutorado acadêmico em Saúde da Família, da UFC, e do curso de graduação em Enfermagem da UVA, em Sobral. Izabelle Mont`Alverne Napoleão Albuquerque é homenageada na categoria Enfermeira da Área Acadêmica.

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde Ceará), representado pela presidente Marta Brandão 

Fundado em 1941, o Sindsaúde Ceará representa trabalhadores de nível médio que atuam no segmento da saúde pública, privada ou na filantropia. Com mais de 13 mil filiados em todo o Estado, destacou-se no último ano pela forte atuação em defesa dos profissionais combatentes da pandemia e pelo trabalho incansável na defesa da aprovação do piso salarial da Enfermagem. Atualmente presidido por Marta Brandão, o Sindsaúde Ceará é o homenageado da categoria “Atuação Sindical”.