22/01/2020

Após fiscalização do Coren-CE , Hospital Geral de Catunda assina CAC para contratação de enfermeiros

O documento estabelece que a unidade tem até 5 dias para regularizar a situação da Enfermagem

Após fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) foi constatada a ausência de enfermeiros para supervisionar o serviço de Enfermagem do Hospital Geral de Catunda, durante todo o seu horário de funcionamento. Acionada com base nas notificações apontadas pelo Conselho, a unidade hospitalar assinou o documento de Compromisso de Ajustamento de Conduta (CAC) comprometendo-se em solucionar a situação em até 5 dias corridos.

A presidente do Coren-CE, Ana Paula Brandão, explica que a fiscalização faz parte da rotina de ações do Conselho e que o órgão tem avançado na cobrança pela solução das irregularidades detectadas. “Iniciamos a gestão empenhados em fazer cumprir a Legislação de Enfermagem em todo o Estado, portanto, temos avançado na fiscalização e no rigor com a resolutividade”, salientou Ana Paula após apresentar o documento que expõe à gestão municipal os pontos que precisam ser reparados no Hospital.

Segundo o CAC, o Hospital Geral de Catunda, além de ter enfermeiros durante todo o seu expediente, também foi convocado a instituir a Anotação de Responsabilidade Técnica; implementar o Regimento Interno dos Serviços de Enfermagem; realizar o calculo do dimensionamento do pessoal de enfermagem com base no estabelecido pelas resoluções do Cofen. A unidade também deverá enviar e manter atualizada a listagem completa com os dados dos profissionais de enfermagem que prestam serviço no hospital.

:: Denúncias

Além das fiscalizações permanentes do Conselho, denúncias de irregularidades em postos de trabalho da Enfermagem também podem ser encaminhadas ao Coren-CE através da Ouvidoria do órgão.

O link para o envio das denúncias está no site. O sigilo das informações do denunciante é assegurado pelo Coren-CE.