Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

CARTA AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM


17.09.2011

No domingo (11/09), ocorreram em todo o País, eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para eleger a Diretoria que irá compor o Pleno dos Corens para o triênio 2012/2014.

 

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará cumpriu as exigências do Código Eleitoral vigente conforme Resolução Cofen 355/2009,  que estabelece e normatiza as condições para inscrição e concorrência ao pleito.

 

Prazos cumpridos, somente uma chapa se inscreveu, apesar da divulgação que a lei exige. O COREN-CE divulgou através do diário oficial, jornal de grande circulação e site www.coren-ce.com.br.

 

Findo o prazo e com a única chapa inscrita homologada, iniciou-se a divulgação de data e locais do pleito, publicados no diário oficial, jornal de grande circulação no Estado, Rádio FM com abrangência em todo o Ceará, Revista ReTEP, Site, afixação de cartazes em unidades de saúde, além de emails enviados para os que se cadastraram na página oficial do COREN na internet.

 

Além da data e endereços de votação foi esclarecido que o local de votação seria o último endereço informado pelos inscritos no COREN-CE ou em suas Subseções. Enfatizamos, inclusive, a necessidade de atualização dos dados cadastrais junto a Autarquia.

 

O Conselho Federal de Enfermagem garantiu o direito ao voto, mesmo para os que estão em situação de inadimplência com o Conselho.

 

Foi expresso que somente votariam os possuidores de inscrição definitiva ou remida, destacando que portadores de inscrição provisória não votariam. Além disso, foi informado de forma clara, que as pessoas que estivessem de plantão, em trânsito ou enfermos estavam dispensados de votar, bastando para isso encaminhar formulário de Justificativa (à disposição no site do Coren/CE durante 120 dias após a eleição) e documento comprovando o motivo: declaração do trabalho, atestado médico ou cópia dos bilhetes de passagens.

 

Pela primeira vez além de Enfermeiros, o direito ao voto foi assegurado aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Essa conquista é resultado da democracia e transparência que gestão “Força da Mudança” implantou em todo o Sistema.

A eleição foi coordenada por uma Comissão Eleitoral composta por profissionais de Enfermagem, sensíveis as necessidades da categoria e seguindo rigorosamente as exigências do Código Eleitoral.

  

Lamentavelmente ocorreu um tumulto gerado pela apreensão e desinformação de um grupo de profissionais que não atentaram para a importância do momento democrático que desperdiçaram.  O tumulto foi gerado por profissionais que estavam de plantão e não atentaram para o aviso de que não precisavam votar e sim justificar, para evitar a multa. Esses profissionais abandonaram seus locais de trabalho e, desrespeitaram colegas que teriam sim, prioridade, como gestantes, com crianças de colo, deficientes e de idade avançada.

 

Reportagens destacam o desabafo de alguns profissionais que esclarecem o nível de consciência democrática, ao afirmar que só estariam “Votando para não pagar a multa”. Multa e penalizações, previstas no código eleitoral, não são prioridades da Enfermagem, elas também pontuam as eleições nas esferas municipal, estadual e federal.

 

Para garantir transparência as eleições foram realizadas através do voto em urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral que pela segunda vez, deu suporte ao pleito do COREN-CE, possibilitando uma votação rápida e fazendo com que cada inscrito não passasse mais que um minuto quando dentro da sala de votação.

 

Outra reportagem informou erroneamente que se tratava de uma chapa Única que tentava a reeleição. Uma afirmação equivocada, pois a chapa 01 dos dois quadros foi composta em parte por alguns membros que na última gestão eram suplentes e foram elencados a Diretoria após a intervenção federal que afastou e puniu conselheiros regionais. A Chapa 01, portanto não tentou reeleição e é composta também por novos membros, estando os nomes dos mesmos, publicados no diário oficial e no site do Coren.

 

Depois do tumulto inicial, as eleições correram tranquilamente até seu término e foi palco d encontro e confraternização de muitos profissionais.  Esse dia 11 de setembro nos alegrou, mas também serviu para mostrar que lamentavelmente alguns membros de nossa categoria, demonstram total desinteresse e desconhecimento de seus direitos. A Enfermagem vai além das enfermarias e unidades de saúde. Nosso cuidar engloba também lutar para garantir respeito e reconhecimento.

 

Convidamos os profissionais de Enfermagem a se aproximar do Conselho e entender nosso verdadeiro papel e missão. Aos que compõe a imprensa cearense, fica o convite para conhecer melhor, a categoria profissional que mais cresce no Brasil. Somos mais de 1,5 milhão. Sabemos que nossa profissão tem suas dificuldades, mas estamos trabalhando para que os erros não se repitam e que as correções possam suprimir quaisquer danos. Nem sempre seremos noticia. Mas em algum momento da vida, qualquer um, irá precisar dos serviços de um profissional de Enfermagem. E quando esse fato ocorrer que possa ser atendido com a excelência peculiar de nossa profissão.

 

Grande abraço

Celiane Maria Lopes Muniz

Presidente do Coren/CE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...