Coren-CE se manisfesta sobre ocorrência na UPA José Walter

É necessário responsabilidade profissional, mas é indispensável o respeito à profissão", destaca Osvaldo Albuquerque

05.09.2017

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), tem como missão fiscalizar e disciplinar o exercício profissional da enfermagem amparado por requisitos éticos e legais, prezando pela qualidade na assistência e compromisso com o usuário e a sociedade.

Em matéria publicada no portal G1 Ceará, uma profissional de enfermagem é apontada como responsável por erro em medicação administrada em bebê com 45 dias de vida, ocasionando sua internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O incidente ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro José Walter.

Em nota a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), informou que o bebê foi atendido com quadro de broncoespasmo e confirmou que a criança apresentou uma reação adversa grave e recebeu a medicação epinefrina (indicada para crise asmática) numa dosagem maior do que a indicada.

O presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho esclarece à população e aos profissionais de Enfermagem que o Conselho está apurando as responsabilidades, mas é necessário cautela antes de qualquer julgamento. A UPA já foi notificada a prestar esclarecimentos sobre o caso. A criança está fora de risco mas é necessário que sejam esclarecidas as condições da ocorrência para sanar possíveis deficiências.

“A saúde é um bem inalienável da pessoa humana e um direito de cidadania. A Enfermagem contribui diretamente no exercício do cuidar. É necessário responsabilidade profissional, mas é indispensável o respeito à profissão”, destaca Osvaldo Albuquerque.⁠⁠⁠⁠

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...