Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Assalto à mão armada e violência contra profissionais de saúde em UBS de Fortaleza

Assaltantes agiram com violência e levaram o carro de uma enfermeira lotada na unidade básica de saúde

24.06.2017

UBS Fernando Diógenes, descaso com a segurança

Três homens armados assaltaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Diógenes, no bairro Granja Portugal, por volta das 12h desta sexta-feira, 23. O grupo abordou as pessoas que estavam no interior da unidade e fugiu do local em um carro modelo HB-20 pertencente à uma enfermeira que trabalhava no local. Os assaltantes também levaram dinheiro e pertences como aparelhos celulares, além de constrangerem moralmente os profissionais que estavam trabalhando.

O caso foi registrado no 11º Distrito Policial (DP) e transferido para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Não houve feridos na ocorrência, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No entanto. a violência moral e psicológica sofridas pelos profissionais é incalculável.

O presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, se solidarizou com uma das vítimas por telefone. Muito abalada, a enfermeira se disse indignada com a falta de segurança e a violência com que foram abordados em pleo meio dia. “A segurança do profissional e do cidadão é um dever do estado e desse direito não abriremos mão!”, declara o presidente do Coren-CE. Desde setembro de 2016 o Coren-CE, aguarda audiência prometida do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio a promessa de audiência para tratar de vários assuntos referentes á categoria. A segurança dos profissionais de enfermagem é uma delas.

Além da violência sofrida pela falta de segurança nas instituições de saúde, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais está preocupado com os diversos tipos de violência contra os profissionais. No final de maio foi lançada a campanha nas Redes Sociais #RESPEITONAVEIA e audiências públicas já estão agendadas para acontecer em todo o país e vão debater a violência crescente contra os profissionais.

Dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz – 2015) mostram que, dos 1,8 milhão de profissionais do país, 19,7% já sofreram violência no ambiente de trabalho, sendo: 66,5% violência psicológica, 26,3% racial e 15,6% violência física. 

“O Sistema Cofen/Conselhos Regionais abre esse debate com a sociedade para que as pessoas possam conhecer a realidade desses profissionais e entender que eles são parceiros que cuidam da vida e buscam melhorar a saúde dos doentes. Por isso merecem respeito e valorização, argumentou o presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva. Para Neri, é imprescindível que profissionais e instituições de saúde, junto com a população, busquem soluções para mudar essa realidade presente em todo o país.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...