Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Câmara dos Deputados promove seminário sobre regulamentação das 30h


26.03.2014


Dr. Osvaldo Albuquerque, presidente do Conselho Federal de Enfermagem, participa do seminário sobre o projeto das 30h

 

Na manhã de quarta-feira (19), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados organizou um seminário sobre a regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem, requerido pelo deputado Dr. Grilo.

O objetivo do evento foi promover um amplo debate a respeito das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem, bem como tratar da regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais que o projeto de Lei 2295/2000 propõe. A importância da regulamentação foi exaustivamente tratada e os parlamentares presentes afirmaram que não há mais motivos para adiar essa votação. Apoiaram o reconhecimento da importância e a singularidade da natureza dos serviços dos profissionais da enfermagem, propiciando condições satisfatórias para que haja um tratamento mais humano com a categoria e um melhor atendimento à população.

Na ocasião, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Osvaldo Albuquerque, ao conceder entrevista para a TV Câmara enfatizou: “Não é uma conquista apenas para a enfermagem, mas para toda a sociedade brasileira. É o momento de sensibilizar nossos parlamentares”.

Já para os conselheiros federais, Antônio Marcos e Jebson Mederios, o maior obstáculo é a vontade política, que precisa ser superada.

Estiveram presentes ao evento o presidente do Cofen, Osvaldo Albuquerque; Solange Caetano, Federação Nacional de Enfermagem (FNE); Valdirei Castagna, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS);

José Antônio da Costa, da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten); e Anderson A. do Amaral, da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf). Além das entidades representativas, diversos deputados e deputadas fizeram questão de mostrarem o seu apoio à causa da categoria para que seja realmente colocado em pauta o projeto e, acima de tudo, que seja efetivamente votado pela casa, mesmo sem consenso.

CARGA HORÁRIA – A carga de trabalho setor privado atualmente é a da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), fixada em 44 horas semanais.  No setor público, muitos estados e municípios já adotam 30 horas, fixadas por leis locais.

PROXIMAS AÇÕES – Ainda na quarta-feira (19), houve uma reunião com o presidente da casa, Henrique Alves, no o intuito de pressionar para a inclusão na pauta, já que a maioria dos líderes dos partidos já assinou o pedido de prioridade na pauta das 30h.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...