Coren-CE e comissão de saúde da OAB realizam fiscalização surpresa em hospitais

O primeiro hospital visitado, já denota o caos em que se encontra a saúde no Ceará.

25.04.2016

IMG_8571
Antônio Mendonça, Isabel Porto e Ricardo Madeiro

A Comissão de Saúde da OAB/CE reuniu na sede da OAB-CE, na terça-feira (19), representantes dos Conselhos de Saúde, Ministério Público e Tribunais de Contas para definir fiscalização conjunta aos principais Hospitais Públicos e Privados do Ceará.

O presidente da Comissão de Saúde, Ricardo César Vieira Madeiro, coordenou a mesa que contou com a promotora de justiça de defesa da saúde pública, Isabel Porto e o vereador Iraguassú Teixeira, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza.

O conselheiro Antônio Mendonça, representou o presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho na reunião que contou ainda com as presenças do chefe do Departamento de Fiscalização, Adailson Vieira e o assessor jurídico do regional, Ernesto Pinho.

12990850_811020542362372_1556922701951474451_n
Representantes do Coren-CE

Foi elaborado um calendário de fiscalização, com efeito surpresa nas unidades hospitalares, para fiscalização conjunta aos principais Hospitais Públicos e Privados do Ceará. Já existe um questionário a ser aplicado elaborado previamente, mas ficou a cargo de cada conselho acrescentar perguntas que julgasse pertinente para elaboração do relatório de cada entidade. O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, solicitou que fossem incluídas os seguintes questionamentos:

  • Existe déficit de pessoal de Enfermagem?
  • Quantos profissionais de Enfermagem por equipe?
  • Quais os vínculos dos profissionais de Enfermagem?
  • Os profissionais dobram os plantões?
  • Como está a situação do repouso? Está adequado?
  • Quantos pacientes por corredor?
  • Qual o quantitativo de macas?
  • A classificação de risco é realizada por qual profissional?
  • Existe falta de EPI?

Para concluir essa etapa será realizado o Fórum de Direito e Saúde, no dia 20/06, em que serão apresentados os relatórios aos gestores dos hospitais, secretários de saúde, prefeito, governador e sociedade civil.

Fiscalização começou nesta segunda-feira (25)

18433549-d3f4-48d6-b0d0-12e00d9978b4 (1)

A fiscalização aos hospitais teve inicio nesta manhã em Fortaleza, reunindo representantes do Coren-CE, comissão de saúde da OAB-CE, Ministério Público e dos conselhos de saúde. Representaram o conselho Regional de Enfermagem do Ceará, a conselheira Maria Dayse Pereira e a fiscal Sandra Valesca Fava.

O primeiro hospital visitado, já denota o caos em que se encontra a saúde no Ceará. As fiscalizações irão continuar em caráter surpresa. O relatório final será apresentado no Fórum de Direito e Saúde, no dia 20/06.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...