Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

EU FUI ENFERMEIRA DE CHATÔ É DESTAQUE NO PORTAL DA ENFERMAGEM


27.07.2011

Newsletter – 069
Eu fui enfermeira de Chatô
Destaque

Eu fui Enfermeira de Chatô é o livro que narra o período de oito anos em que Emília Belchior de Araruna foi enfermeira exclusiva de Assis Chateaubriand, o magnata das comunicações. Companhia constante de Chateaubriand, ela testemunhou os bastidores de vários acontecimentos políticos, como o golpe de 1964 e a renúncia de Jânio Quadros. Mesmo sem tocar nos assuntos mais polêmicos da vida de Chatô, o livro adquire força ao mostrar como ele não se abateu ao enfrentar a doença. Manteve, na medida do possível, sua agitada vida social.

O trabalho mais importante da enfermeira Emília foi estabelecer a comunicação de Chatô com o mundo. “No começo, escrevia numa folha de papel todas as letras do alfabeto e as lia em voz alta, pausadamente. Quando o embaixador piscava os olhos era porque escolhia aquela letra. E assim, com muita paciência, ele ia formando as palavras”, conta Emília, hoje com 73 anos. Foi aí que o mundo soube como Assis Chateaubriand estava vivendo e pensando.

Nos seus últimos anos, ele viveu praticamente paralisado, por conta de um grave AVC. É esse lado persistente, de superação das adversidades, que a pernambucana Emília Belchior de Araúna enfatiza no livro Eu fui Enfermeira de Chatô.

Confira o destaque e faça o seu comentário! 


www.portaldaenfermagem.com.br
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...