Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

PROFISSÃO DE ENFERMAGEM É DISCUTIDA NA CMF


11.08.2010

 

A Câmara Municipal de Fortaleza reuniu entidades representativas da profissão de Enfermagem, para discutir a redução da carga horária de trabalho e a definição do piso salarial, nesta quarta-feira (11/08), em audiência pública proposta pela vereadora Verônica Gurgel (PP).

As discussões foram motivadas pela tramitação dos Projetos de Lei 4.924, de 2009 e 2.295, de 2000, que estão no Congresso Nacional, para fixarem o piso salarial e estabelecer a carga horária de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem.

A vereadora e enfermeira Verônica Gurgel (PP), propositora do debate, evidenciou a necessidade de uma categoria unida e mobilizada acerca de aprovação dos projetos nacionais. Enquanto aguardam a aprovação na Câmara Federal, a parlamentar destacou uma proposta em âmbito municipal, com a instituição de um piso salarial para os enfermeiros em R$ 2.300,00 reais e para auxiliares e técnicos de R$ 1.200,00 reais, que será apresentada à Prefeitura de Fortaleza.


O Presidente do COREN/CE, Osvaldo Albuquerque foi representado pela Ouvidora do Regional, Sandra Valesca Fava, que em mensagem enviada pelo presidente do Conselho, ressaltou a importância do engajamento dos profissionais na escolha de seus representantes nas eleições de 03 de outubro. Lembrou os esforços do Sistema Cofen/Conselhos Regionais na LUTA PELAS 30 HORAS e pelo PISO SALARIAL e destacou que a Lei Complementar 135/2010 (FICHA LIMPA) é resultado de um trabalho que teve apoio irrestrito do Conselho Federal de Enfermagem. Fava anunciou que segundo informações do Cofen, as propostas para a redução da jornada de trabalho e o piso, poderão entrar na pauta da Câmara Federal a partir do dia 23 de setembro.

A representante do Sindicato dos Enfermeiros, Telma Cordeiro, ressaltou o sacrifício da classe para poder ganhar um salário mais digno e justo, pois a maioria dos profissionais precisa trabalhar em mais de um hospital. Ela destacou que esta é uma categoria difícil de se mobilizar e lutar pelos seus devidos direitos, fazendo uma alusão ao auditório praticamente vazio em um momento tão importante.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...