Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

SEMINÁRIO MAPEIA FORÇA DE TRABALHO NO SUS


16.06.2011

Entender se realmente faltam profissionais de saúde pública na capital e no interior ou se eles estão apenas mal distribuídos é um dos objetivos do Seminário de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Força de Trabalho em Saúde no Ceará, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde e pela Escola de Saúde Pública, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGETS) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).

 

Além de mapear a distribuição de recursos humanos na rede de serviços do Ceará, a realização do Seminário é o primeiro passo para a construção de ferramentas que possibilitem o acompanhamento da presença e atuação de profissionais de saúde em todo o território estadual, possibilitando a construção de políticas públicas de saúde e educação eficazes para o funcionamento do Sistema Único de Saúde.

 

Ao identificar os pontos críticos da força de trabalho, o Seminário pretende construir uma integração viável entre os vários setores que produzem informações a respeito da força de trabalho, como  as escolas e universidades e as instituições que, de fato, organizam  o mercado, como a Secretaria Estadual e as Secretarias Municipais de Saúde. Uma vez construídos os mecanismos de acompanhamento, será possível planejar a forma e a quantidade de profissionais necessários para manter os serviços em funcionamento.

 

O Seminário terá como público-alvo representantes de todas as instituições formadoras de profissionais de saúde, das secretarias municipais de Saúde e Educação, além de estudantes e pesquisadores de instituições formadoras da área de saúde. Será realizado nos dias 21 e 22 de junho e vai contar com as presenças da representante da SGETS/MS, Ana Paula Cerca;  do chefe de gabinete do Governo do Estado, Ivo Gomes; do secretário de Estado da Saúde, Arruda Bastos; da coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ceará, Lúcia Arruda; da superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Ivana Barreto; do representante na Organização Pan-americana de Saúde no Brasil, Félix Rigoli; e do representante da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, Carlile Lavor.

 

Durante o Seminário será apresentado o retrato do setor saúde no Ceará, com foco na área técnica, construído pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Ceará, em parceria com o Projeto de Cooperação Técnica Brasil Canadá. O Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH), gerenciado pelo Ministério da Saúde, apresentará resultados de pesquisas desenvolvidas por sua representação no Ceará e as experiências a partir da criação das Salas de Situação em todo o Brasil. Também serão divulgados os panoramas de vagas na pós graduação, graduação, nível técnico e nível médio no Ceará, por instituições de ensino como a ESP-CE e a Universidade Estadual do Ceará.

 

De posse dos dados, os participantes vão construir indicadores de acompanhamento da força de trabalho, identificando necessidades de pesquisas nas áreas da gestão do trabalho, da formação e da educação permanente de recursos humanos.

 

Serviço:

Dias: 21 e 22 de junho

Local: Mareiro Hotel

Hora: A partir das 8h.

Informações www.esp.ce.gov.br


Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...