Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

O NAVEGADOR AMYR KLINK NAVEGA NO MAR DA ENFERMAGEM


11.08.2011

 

No primeiro dia de atividades científicas do 14º CBCENF, o renomado navegador brasileiro Amyr Klink contou na manhã de ontem, relatos de suas expedições mundo afora, como forma de romper barreiras.

A palestra “Superando Limites” proporcionou aos participantes do CBCENF a oportunidade de conhecer o empreendedor de expedições e também escritor, que ficou conhecido mundialmente por ter feito viagens com seu barco ao redor do mundo, como a da Antártica ao Ártico.

As aventuras de Amyr Klink foram descritas em livros e o transformaram em um empreendedor de expedições marítimas. Seu primeiro feito, que lhe valeu reconhecimento internacional, foi a travessia solitária, em um barco a remo, no oceano Atlântico, em 1984.  

Durante a prestigiada apresentação, Klink fez comparações entre os desafios que enfrentou em suas viagens com a profissão de enfermagem. “Imagino que vocês quando estão em suas funções, tem que fazer repetidas vezes alguns procedimentos durante horas e encaram plantões sem dormir. Na navegação também é assim. O que garante a segurança dos pacientes é o compromisso que temos que ter com nossas ações”.

 

O presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri e a presidente do Coren/CE, Celiane Muniz ,assistiram a palestra e destacaram a importância dos temas abordados e das correlações com a profissão de Enfermagem. “Navegar exige dedicação máxima, conhecimento e responsabilidade. Na enfermagem não é diferente, todos os dias temos a missão de conduzir os pacientes a um porto seguro”, destacou Neri.

Já Celiane Muniz comoveu-se com mensagens subliminares que a fizeram enquanto profissional, lembrar que a categoria muitas vezes abre mão de estar com a família em prol do seu trabalho em momentos tão importantes. “Não há dúvida que os nossos maiores tesouros são nossa família, quando estamos na atividade, eles permanecem dentro de nós¨”.  E completou: “Amyr Klink usa uma linguagem extremamente simples para nos lembrar a dimensão grandiosa de nossa profissão”.

Sobre as relações no trabalho, que as vezes se apresentam conflituosas, Amyr Klink receitou: “Quando alguém gritar com você, analise a possibilidade dessa pessoa estar lhe pedindo socorro”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...