Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

SIM À SAÚDE, NÃO AO ATO MÉDICO! MOVIMENTO SERÁ SEXTA 25 NA PRAÇA DO FERREIRA


22.05.2012

 

Profissionais e Acadêmicos da Área da Saúde estão convidados a participar da Mobilização regional contra o Ato Médico, que será realizada em Fortaleza, no dia 25 de maio, das 08 às 12h, na Praça do Ferreira – Centro.

Será um momento de união e luta pelos direitos dos profissionais de saúde e da população, merecedora de atendimento de qualidade e de acesso aos serviços integrais de saúde.
 
A mobilização conta com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem – COREN-CE, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO-6, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Fonoaudiologia, Conselho Regional de Farmacia, Conselho Regional de Educacao Fisica, CRESS Ceara, Associacao Brasileira de Enfermagem, Associacao Cearense de Fisioterapia,Associacao de Fisioterapeutas da Zona Norte do Ceara, Associacao Cearense de Terapeutas Ocupacionais, Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva  e Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
 
O COREN-CE, estará presente e convida todos os profissionais de Enfermagem a participar do movimento.
 
As entidades são contra a aprovação do projeto, que tramita há 10 anos no Congresso Nacional, e trata da regulamentação do exercício da Medicina, além de definir quais atividades e procedimentos são exclusivos dos médicos. Entre os profissionais prejudicados estariam: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, ópticos e optometristas, nutricionistas e psicólogos.
 
A reivindicação não se refere à regulamentação da Medicina, mas sim à modificação do texto pela interpretação de que o projeto pode fixar reserva de mercado aos médicos, além de restringir as atividades dos outros profissionais da área da saúde.
 
Os profissionais acreditam também que o Ato Médico fere a liberdade e autonomia da população de poder escolher de qual profissional deseja receber atendimento, bem como, priva os usuários do livre acesso aos serviços de saúde.
 
 
Tramitação
O PL de regulamentação da Medicina foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, no dia 8 de fevereiro deste ano e ainda será votado nas Comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS), antes de ir a Plenário.
 
Foi apresentado, originalmente, em 2002 pelo então senador Benício Sampaio. Em 2006, foi enviado do Senado à Câmara na forma de substitutivo, pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que relatou o projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Em outubro de 2009, voltou ao Senado com novo substitutivo e passou a tramitar na CCJ, tendo como relator o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

A relatoria do senador Valadares foi positiva por alterar o texto em alguns pontos e torná-lo favorável aos outros profissionais de saúde.

 

 

DIGA NÃO AO PROJETO DE LEI DO ATO MÉDICO E

SIM AO ACESSO À SAÚDE!

 

POR QUE DIZER NÃO?

O Projeto de Lei:

·       Promove o aumento das despesas com saúde;

·       Aumenta as filas de espera;

·       Dificulta os encaminhamentos aos demais profissionais de saúde;

·       Pode gerar consultas médicas em excesso e, por vezes, desnecessárias;

·       Diminui o acesso aos serviços de saúde;

·       os usuários do SUS e de Planos de Saúde não terão acesso direto aos serviços das demais profissões de saúde;

·       Não respeita a Constituição Federal e os princípios do SUS;

·       Impede os direitos da população e a autonomia das profissões da saúde;

·       Desrespeita o conhecimento das demais profissões da saúde;

·       Não garante o direito integral à saúde das pessoas;

·       Deixa a população refém do médico para ter acesso à saúde,

POR QUE A POPULAÇÃO DIZ SIM À SAÚDE?  

·       Para garantir um atendimento integral à sua saúde;

·       Para tornar mais acessíveis e mais rápidos os serviços de saúde;

·       Para respeitar a autonomia das demais profissões da saúde: assistente social, biólogo, biomédico, profissional de educação física, enfermeiro, farmacêutico/bioquímico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, medico veterinário, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional.

·      Porque não é só o médico que cuida da sua saúde,

·       Para que a Presidenta Dilma Roussef vete o PL do Ato Médico em respeito à população brasileira e a todos os profissionais de saúde.

SE VOCÊ SE CONVECEU DE QUE O PL DO ATO MÉDICO FAZ MAL À SAÚDE ENTRE NO FACEBOOK, NO TWITER e NO BLOG SAUDE COM DILMA E NO DIA 30 DE MAIO E FAÇA UM APELO A NOSSA PRESIDENTA!

VETA, DILMA, O PL do ATO MÉDICO!!!

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...