Coren-CE é contra dobra de plantão

Parece Técnico foi emitido pelo Departamento de Fiscalização; Hospitais devem se adequar para manter quadro de funcionários de forma a evitar as chamadas dobras de plantões.

08.06.2015

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, por meio do Departamento de Fiscalização, emitiu, Parecer Técnico, se colocando contra a ação conhecida como “Dobra de Plantão”, onde profissionais de Enfermagem são convocados para continuar trabalhando após a carga de 12 horas de plantão.

“A instituição deverá seguir o que determina a Resolução Cofen Nº 293/04, que trata sobre dimensionamento dos profissionais de Enfermagem, matendo um Índice de Segurança Técnica (IST) não inferior a 15% do total de profissionais para cobrir ausências previstas (férias e folgas) e audsências não previstas (faltas e licenças) a fim de evitar a dobra e/ou permanência do profissional no plantão…”, informa a nota.

Ainda segundo o Parecer, “É de resposabilidade da Gerência e/ou Chefia de Enfermagem de cada isntituição, adequar o dimensionamento de pessoal de enfermagem, para a viabilização segura das práticas do cuidado de Enfermagem”, conclui.

O Conselho ainda disponibiliza um canal de atendimento direto aos profissionais para caso de dúvidas por meio da nossa ouvidoria.

Baixe o Parecer Técnico na íntegra no link abaixo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...