Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-CE prestigia reinauguração do Centro de Parto Normal em Maracanaú


25.09.2015

O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda,em Maracanaú, através do Centro de Parto Normal Agacil de Almeida Camurça inaugurou nesta sexta-feira, 25, o primeiro equipamento para realização de parto normal humanizado na água no Nordeste. O objetivo é estimular as gestantes a terem o bebe sem necessidade de cirurgia ou remédios.

IMG_2849

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Osvaldo Albuquerque, foi representado na solenidade pelo Enfermeiro Antônio Mendonça, conselheiro do Coren-CE, que levou ao prefeito Firmo Camurça, as felicitações da categoria pelo respeito as parturientes e valorização ao parto normal e aos benefícios comprovados que trazem a mãe e ao recém nascido.

De acordo com Vânia Crisna, enfermeira do Hospital Municipal, o parto normal na água favorece o nascimento mais natural para o bebê, já que ele continua envolto em água, como se ainda estivesse no útero da mãe, e em uma temperatura próxima a 38º C. “Não há riscos de afogamento para o bebê. Quando nasce, a criança ainda respira pelo cordãoumbilical por pelo menos 20 segundos”, explica. Já para a mãe, o parto na água é benéfico, pois a temperatura da água aquecida alivia as dores das contrações, reduz o estresse, além de acelerar a irrigação sanguínea, relaxar os músculos e facilitar a saída do bebê.

image

O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda realiza em torno de 350 partos por mês, dos quais 45% são cesarianas e 55% normais. O evento faz parte do encerramento da Semana do Bebê, em parceria com o Unicef. A sala preparada para o parto normal conta com uma banheira com capacidade de 450 litros e mantém a temperatura em cerca de 38 º C. Os partos na água serão acompanhados por equipe completa com obstetra, neonatologista, terapeuta ocupacional, enfermeira obstetra e técnica de enfermagem. As gestantes poderão inclusive contar com a presença de marido, parente ou outro acompanhante autorizado. O parto humanizado proporciona uma rápida recuperação a mãe além de respeitar o tempo do bebê, principalmente nas últimas semanas de gestação que, o seu sistema respiratório se desenvolve por completo.

Fonte: Ascom-CE com dados do DN

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...