Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Delegação de Enfermagem da França visita sede do Coren-CE


03.07.2015

DSC03184

 

Pesquisadores do Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Rouen, na França vieram a Fortaleza para conhecer as práticas de Humanização do Cuidado com récem-nascidos. A visita técnica é parte do Convênio entre a Universidade de Fortaleza, o CHU de Rouen e o Ministério da Saúde da França.

A comitiva francesa fez questão de visitar a sede do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará e foram anfitrionadas pelo presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho. O presidente destacou que as Comissões de Ética de Enfermagem nas Instituições, contribuem para fortalecer as reflexões, discussões e ações que envolvam assuntos pertinentes à Ética no âmbito profissional. “É importante destacar que a vivência do compromisso ético na prática profissional da enfermagem possibilita a humanização do serviço de saúde e promove melhorias no processo de trabalho e na qualidade da assistência de enfermagem”, declarou Albuquerque.

O grupo que veio a Fortaleza é composta pelas enfermeiras Hèlene Boulard, coordenadora de Pesquisa do CHU-Rouen, Patrice Neveau, coordenadora do Serviço de Obstetrícia e Neonatologoia do CHU-Rouen, e os alunos do curso de Enfermagem: Maëlle Guyomard, Quentin Jubert e Veronika Bojanowski.

Em junho de 2015 dando continuidade ao convênio UNIFOR/ROUEN, uma delegação composta das Professoras Karla Rolim, Eloah Gurgel, Renata Carneiro e Mirna Frota se dirigiu à Rouen, onde é desenvolvido estudo comparativo do cuidado com o recém-nascido nos dois países.

A integração interdisciplinar no cuidado, despertou a atenção das francesas. “Na França trabalhamos de forma mais individual, aqui a equipe de profissionais de diferentes formações se complementa coletivamente”, explica Patrice Neveau. Também destacaram a atuação da Comissão de Ética de Enfermagem e o empenho dos profissionais em salvar vidas tão prematuras, como as de bebês com 24 semanas, visto que na França a legislação referente à interrupção da gravidez é menos criteriosa.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...