Audiência pública discute calamidade no IJF e propõe participação imediata na equipe de transição da prefeitura de Fortaleza

a Audiência Pública do Coren-CE reforça que é necessário ações emergenciais para a melhoria do IJF

28.11.2024

Presidente do Coren-CE, Natana Pacheco, presidindo a mesa da audiência

Ao longo de mais de uma década, audiências públicas e reuniões vêm sendo realizadas para fiscalizar e buscar soluções para o maior hospital do Ceará e referência em urgência e emergência no país: o Instituto Dr. José Frota (IJF). No entanto, o hospital enfrenta um cenário de colapso, com condições que ultrapassam a barreira do aceitável.

Diante dessa realidade, o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) promoveu, na quinta-feira, 28, uma audiência pública em sua sede, em Fortaleza. A presidente do Conselho, Natana Pacheco, destacou o agravamento da crise nos últimos anos, principalmente devido ao subdimensionamento das equipes, falta de insumos e medicamentos. “A proposta aqui é discutir e encaminhar medidas efetivas para reverter essa situação”, enfatizou.

Relatos do descaso

Durante a audiência, a técnica de Enfermagem Edna Pontes relatou a rotina de dificuldades enfrentadas pelos profissionais no IJF.

“Estamos vendo colegas cotizando para comprar gaze, pedindo emprestado medicamentos de outros setores para prestar o básico aos pacientes. Eu tinha orgulho de trabalhar aqui, mas hoje não consigo dar a assistência que gostaria. Como é que a prefeitura abandona um equipamento assim? Estamos vendo os pacientes morrerem”, lamentou a servidora.

Deputada estadual Martinha Brandão

Ações pioneiras do Coren-CE

Nos últimos anos, o Coren-CE realizou mais de dez fiscalizações no IJF. A deputada estadual Martinha Brandão elogiou o protagonismo do Conselho, que tem atuado em parceria com sindicatos e outras entidades de saúde, incluindo a realização de fiscalizações noturnas inéditas.

“É histórico ver um sindicato acompanhando o Conselho em fiscalizações. O trabalho do Coren-CE tem sido fundamental, promovendo ações que jamais havíamos visto”, ressaltou a parlamentar.

Encaminhamentos e propostas

O Conselho solicitará a participação imediata do Coren-CE na equipe de transição da Prefeitura de Fortaleza, além de dialogar diretamente com o prefeito eleito, Evandro Leitão. Também está prevista uma reunião com o Judiciário e o Legislativo municipal para discutir a questão orçamentária relacionada à saúde.

Durante a audiência, foi proposta a criação de um grupo permanente para ações no IJF, com o objetivo de unir esforços entre entidades de saúde, representantes políticos e o setor jurídico. O procurador do Coren-CE, João Nerys, destacou a relevância dessa mobilização para ampliar fiscalizações conjuntas, promover mais audiências públicas e implementar medidas efetivas que assegurem melhorias no hospital.

Procurador jurídico do Coren-CE, João Nerys

Ficou decidido, ainda, que a ata da audiência será encaminhada ao Ministério Público, assinada por todas as entidades presentes, como parte do compromisso em buscar soluções concretas.

Movimentação política

A deputada Martinha Brandão se comprometeu a levar a questão para a Assembleia Legislativa, buscando soluções imediatas. O vereador eleito de Fortaleza, Soldado Noélio, também esteve presente, declarando apoio às iniciativas.

“Essa audiência é uma forma de pressionar e cobrar ações efetivas da prefeitura. Vamos buscar apoio político para conquistar as melhorias que o IJF precisa”, afirmou o vereador.

Salvem o IJF

A enfermeira Ivanilda Vasconcelos, uma das aprovadas no concurso de 2020, destacou a negligência da prefeitura em não convocar os profissionais necessários para melhorar o dimensionamento das equipes. “O prazo final para a convocação dos aprovados do último concurso público é 28 de dezembro. Esta é a única vez que o IJF não utilizou o cadastro de reserva, e isso está impactando diretamente a qualidade da assistência prestada”, afirmou.

Fonte: Ascom Coren/CE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...