Fiscalização noturna do Coren-CE reforça que não é papel da Enfermagem buscar medicamentos na farmácia

Coren-CE realiza fiscalização noturna e reforça que a enfermagem não deve buscar medicamentos na farmácia.

28.11.2024

A Enfermagem é a maior categoria profissional nos serviços de saúde. Porém, em meio à rotina intensa e ao aumento da demanda, as funções muitas vezes se confundem. Para assegurar o cumprimento do código de ética e da legislação, o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) realizou, na quarta-feira (27), uma fiscalização no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. A ação foi motivada por uma denúncia recebida na ouvidoria do Conselho, referente à exigência de que profissionais de Enfermagem buscassem medicamentos na farmácia hospitalar.

O papel da Enfermagem na assistência direta ao paciente

“O cuidado direcionado é essencial. Não dá para deixar o paciente sem assistência”, destacou Natana Pacheco, presidente do Coren-CE. Ela reforçou o compromisso do Conselho com os profissionais: “Nós, do Coren, estamos aqui para apoiar e proteger a Enfermagem”.

A exigência de que técnicos de Enfermagem se desloquem até a farmácia pode comprometer o cuidado ao paciente. Segundo os profissionais, a distância entre a farmácia e os postos de Enfermagem atrasa a entrega de medicações, impactando diretamente no atendimento. “Isso fragiliza a assistência e prejudica o dimensionamento da equipe na emergência”, apontou um dos relatos ouvidos durante a fiscalização.

Orientações e medidas adotadas pelo Coren-CE

Durante a visita, o conselheiro Randson Soares reforçou a importância do registro de problemas no livro de ocorrências da unidade. “Supervisionamos a escala e o dimensionamento da equipe, e orientamos que tudo seja documentado. Qualquer situação deve ser comunicada à nossa ouvidoria”, explicou.

O Coren-CE também anunciou que notificará o hospital para corrigir a divisão de responsabilidades relacionadas ao transporte de medicamentos. “A organização será chamada ao diálogo para esclarecer os problemas e propor soluções que beneficiem os enfermeiros e técnicos”, completou Randson.

Fundamento legal: parecer reforça limites das funções da Enfermagem

O Parecer 001/2024 do Coren-CE estabelece que não compete aos técnicos de Enfermagem buscar medicamentos e materiais na farmácia hospitalar. “Essa tarefa, de natureza administrativa, deve ser realizada por outros profissionais, sendo responsabilidade do farmacêutico e do diretor técnico elaborar um Protocolo Operacional Padrão (POP) para definir quem irá encaminhar a medicação às unidades de internação”, descreve o documento.

Essa medida busca garantir que a Enfermagem permaneça focada em sua função principal: a assistência direta ao paciente. Além disso, o Coren-CE reforça seu compromisso em dialogar com as instituições de saúde para encontrar soluções que melhorem as condições de trabalho dos profissionais da categoria.

Acesse aqui o Parecer 001/2024!

Fonte: Ascom Coren/CE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...